terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arquitetura Contemporânea 2

A beleza dos casarões antigos, alguns quase destruídos, como o acima, em contraponto com os traços obtusos de estruturas insólitas e improváveis, traz mais alguns estudos de arquitetura contemporânea.
A primeira edificação procura explorar ao máximo a inclinação da fachada, a estrutura em aço e vidro busca apontar o futuro e marcar presença pela forma.
O uso de vãos na base e inclinação do eixo suporte, traz uma edificação que parece cortar a paisagem e estar em constante movimento.
A fachada principal mostra maior robustez e enfoca a forma piramidal, invertendo os planos de base e tombando o corpo principal sobre uma suave curvatura de apoio.
O próximo projeto visa a integração de elementos de arquitetura e jardinagem, para que as pessoas possam aproveitar não somente os ambientes fechados dos shoppings, mas também a beleza dos jardins.

Um conjunto de edificações de linhas orgânicas e triangulares. O empreendimento foi planejado em vários planos, as edificações visam uma circulação de pessoas, passando pelos elementos da arquitetura em diversos níveis, mudando assim constantemente o desenho do conjunto visto.
A implantação mostra a urbanização prevista.
As edificações imprimem um constante movimento pelas formas circulares combinadas com triangulações.
O primeiro bloco tem um pé direito elevado e vazado permitindo o uso do espaço para programações ao ar livre, mas protegido de eventuais chuvas.

O lago frontal juntamente com o brize em vidro aumentam a sinuosidade da construção. As colunas de sustentação tem leve inclinação aumentando a sensação de movimento. O telhado possui teto panorâmico, protegido por telhado suspenso.

O segundo bloco pousado em frente a outro lago, parece uma embarcação atracada ao porto, remetendo as linhas ovaladas ao constante movimento.

O acesso frontal permite ao visitante a impressão de estar entrando em uma embarcação prestes a zarpar.

O terceiro bloco ao fundo visa contornar o conjunto e permitir acesso fácil a toda edificação, ao centro um jardim em diversos planos permite um acesso pelo caminho sinuoso ou sob um túnel, garantindo assim diversas formas de passeio.
O quarto e último bloco, mais retilíneo visa criar uma oposição ao conjunto sinuoso, traz do primeiro ao último plano aberturas que causam forte impacto visual, permitindo acessos inusitados e iluminação intensa.
Sua face oposta dá acesso ao jardim suspenso sob o estacionamento coberto.
Todo o conjunto traz linhas contemporâneas e mescla a força do concreto armado frente a imensos painéis de vidro estruturados por aço.
As maquetes eletrônicas permitem a criação de conjuntos como estes a baixos custos, apenas com elevado tempo de criação e necessidade de complexos desenhos.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Arquitetura Contemporânea

 Os elementos orgânicos trazem para a arquitetura traços que nos lembram a natureza, e por ser um meio mais agradável a nossa assimilação torna a industrialização das cidades um pouco mais humana, permitindo alguns pontos de fuga na linha reta que se perpetua nas grandes cidades. 
O primeiro projeto traz elementos conflitantes, os retângulos construtivos e uma gigantesca onda, unidos por uma estrutura curvolínea.
Cada perspectiva traz elementos dinâmicos, mostrando o improvável e o constante movimento de algo estático.
 

A folha plana mostra a silhueta da edificação, projeções frontais e altivas colunas em forma orgânica complementam a composição. 

As duas torres irmãs compõem figuras triangulares, criando uma ilusão de portal e alterando as linhas obtusas. A íngreme linha de base e o vazio torna a esbelta construção um elemento incomun, trazendo ainda mais a sensação altiva das torres.
 
Trabalhando ao extremo a fachada acima surge um complexo conjunto, com terraços e projeções.
O vidro passa a criar formas e elementos de reflexo e luz, fazendo a fachada combinar quase infinitas formas.
Intencionalmente alguns elementos não são simétricos, gerando variações e novos pontos de vista. As faces internas permitem a privacidade e entrada de luz de forma discreta, permitindo aos usuários mais liberdade sem agredir a fachada. 
O imenso portal de entrada permite abrigar um jardim interno iluminado pelo fosso central das torres, podendo obter vistas incríveis dos terraços centrais, vindos da estrutura projetada em balanço sob a fachada principal. 
O futuro está cada vez mais complexo e as formas improváveis devem moldar nossas cidades, com elementos inusitados e curiosos para satisfazer nosso impeto de buscar sempre novidades. 
Com o constante avanço da tecnologia em todas áreas devemos remodelar nossos princípios mais básicos, trazendo ao mundo edificações únicas.
As criações buscam elementos no passado e no futuro e não é mais possível definir estilos ou movimentos arquitetônicos. Estamos na era de conviver com a mistura dos elementos, das raças, das culturas, e a esta miscigenação surgir novos elementos.
A única padronagem aceita é a marca, o estilo próprio, que desponta em todas as áreas e em seres humanos únicos.


Os padrões de beleza tão discutidos, são tão frágeis e mudam com tamanha rapidez que não permitem mais ditadores perpétuos de sofisticação. Não são sempre os elementos mais raros e preciosos os mais valorizados.
Chegamos finalmente ao conceito de versatilidade das coisas, onde qualquer tipo de matéria-prima pode ser transformada em algo digno de imenso valor e beleza. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Abstrato


O abstrato sempre é mais complexo que o natural, pois traz um mundo novo, desconhecido. Não há referências, apenas o indivíduo e sua forma particular de abster-se, assim sendo, as formas mostram-se mais como comprendemos o mundo, e como o vemos, retirando de foco os contrastes e gerando as texturas, sombras e luzes do interior de seu executor.
A única referência ao natural é a sincronia, que mesmo com formas amorfas ainda vemos algo, onde parece não existir nada, imaginamos nas cores, elementos que não podemos medir, com as imagens já pré-existentes.

Antes de tudo havia o espaço, o ar, o vazio? que sabemos estar repleto de elementos, mas o representamos com AZUL.

A força e destruição, rubra, incandescente, mostrando sua capacidade de transformação.
Fustigando a madeira, o intenso do vermelho termina como cinza ou preto. Mas os elementos fundem-se, pois não há fogo sem o azul ou branco do ar.

A cor da tranquilidade, que traz a paz para nossos olhos e a profundidade da simplicidade.
 Tudo torna-se mais vibrante e cresce banhado pela luz, que traz a cada dia uma nova cor. No princípio do alvorescer traz leves tons abrindo nosso mundo retangular. 
Irá no transcorrer tornar as cores mais vivas e mesmo sua presença passa ser mais forte.
 
 
Para descansar o ciclo da vida traz também a escuridão.  
Mas como tudo transformamos, a esta também damos faixas brilhantes de nossa luz produzida.


Com a luz as cores e formas misturam-se em planos, gerando formatos construídos e elementos de sombra, conforme o horário e estação. A reconstrução das geometrias mostra a velocidade e alternância em que vivemos.
  
Abstratos são os elementos mais importantes da vida, ar, luz, calor, sentimentos e um sem fim de coisas que ainda desconhecemos.