terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arquitetura Contemporânea 2

A beleza dos casarões antigos, alguns quase destruídos, como o acima, em contraponto com os traços obtusos de estruturas insólitas e improváveis, traz mais alguns estudos de arquitetura contemporânea.
A primeira edificação procura explorar ao máximo a inclinação da fachada, a estrutura em aço e vidro busca apontar o futuro e marcar presença pela forma.
O uso de vãos na base e inclinação do eixo suporte, traz uma edificação que parece cortar a paisagem e estar em constante movimento.
A fachada principal mostra maior robustez e enfoca a forma piramidal, invertendo os planos de base e tombando o corpo principal sobre uma suave curvatura de apoio.
O próximo projeto visa a integração de elementos de arquitetura e jardinagem, para que as pessoas possam aproveitar não somente os ambientes fechados dos shoppings, mas também a beleza dos jardins.

Um conjunto de edificações de linhas orgânicas e triangulares. O empreendimento foi planejado em vários planos, as edificações visam uma circulação de pessoas, passando pelos elementos da arquitetura em diversos níveis, mudando assim constantemente o desenho do conjunto visto.
A implantação mostra a urbanização prevista.
As edificações imprimem um constante movimento pelas formas circulares combinadas com triangulações.
O primeiro bloco tem um pé direito elevado e vazado permitindo o uso do espaço para programações ao ar livre, mas protegido de eventuais chuvas.

O lago frontal juntamente com o brize em vidro aumentam a sinuosidade da construção. As colunas de sustentação tem leve inclinação aumentando a sensação de movimento. O telhado possui teto panorâmico, protegido por telhado suspenso.

O segundo bloco pousado em frente a outro lago, parece uma embarcação atracada ao porto, remetendo as linhas ovaladas ao constante movimento.

O acesso frontal permite ao visitante a impressão de estar entrando em uma embarcação prestes a zarpar.

O terceiro bloco ao fundo visa contornar o conjunto e permitir acesso fácil a toda edificação, ao centro um jardim em diversos planos permite um acesso pelo caminho sinuoso ou sob um túnel, garantindo assim diversas formas de passeio.
O quarto e último bloco, mais retilíneo visa criar uma oposição ao conjunto sinuoso, traz do primeiro ao último plano aberturas que causam forte impacto visual, permitindo acessos inusitados e iluminação intensa.
Sua face oposta dá acesso ao jardim suspenso sob o estacionamento coberto.
Todo o conjunto traz linhas contemporâneas e mescla a força do concreto armado frente a imensos painéis de vidro estruturados por aço.
As maquetes eletrônicas permitem a criação de conjuntos como estes a baixos custos, apenas com elevado tempo de criação e necessidade de complexos desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário