quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Micro Escultura Madeira

Esculpir em madeira em formas diminutas requer muita paciência, pois se trabalhar com madeiras mais moles, facilmente perde peças com corte equivocados, se escolher cernes e madeiras duras, certamente terão escapes, cortes e dificuldades de modelagem, as ferramentas para isso não existem ou talvez existam mas são demasiadamente caras, então estas peças exigem dias para serem formadas, um único pássaro de 2 cm pode levar mais de 2 horas, quanto mais detalhado e expressivo menos possibilidades de feitio existem.
Detalhes como olhos, bicos, assas, são leves abstrações, cortes, perfurações e a mais complexa, incisões de elementos com micro furos e colagem.

As composições são formadas de uma diversidade de madeiras afim de obter mais texturas e cores, e claro ajudar na modelagem das formas.

 Os detalhes não puderam ser capturados pela lente, pois exigiriam um cem fim de imagens para compor minimamente o aspecto real, então preferi manter no máximo 2 ângulos e compensar mostrando uma maior quantidade de peças.


 Os troncos são de arbustivos cultivados, conhecido como Pingo de Ouro (Duranta erecta), que secaram e foram invertidos, utilizando suas raízes para compor os ramos de uma árvore. Sua cor muito clara e retorcida permite destacar-se da base e pássaros.
Na base em sua maioria utilizei a madeira Louro, por ser mais leve e maleável, além de ter texturas e muitas cores que vão do preto (queimado), marrons (cerne central) e amarelos (intermediário até as margens). Na borda ainda eh possível obter mais um tom siena proveniente da resina da casca que seca e macha as bordas.




 Cada ângulo de visão pode ser tão inusitado que é difícil imaginar ser a mesma peça, tornando o desenho de cada face e forma uma eterna criação, trazendo a expressão "acabado", um momento muito doloroso quase indeterminado, pois se observar mais alguns segundos a criatividade pode sugerir mais algumas horas de trabalho.


Sempre tenho de responder a questão de valores e claro das vantagens desse trabalho cada vez mais raro, nestas questões sempre sinto que não consigo ser objetivo e descritivo suficientemente para que possam compreender.

Meus trabalhos não vem de uma escola, mentor, estudos de arte, vem de algum lugar mais profundo e desconhecido, meu eu interior, simplesmente sei fazer assim, ninguém precisou ensinar, mas certamente tudo que vi e aprendi em todas as áreas contribui para este resultado.

Não posso dizer que é um meio lucrativo, pois peças em madeira são vistas desde sempre como inferiores, artesanato, singelas demais. Mesmo assim acredito que o manual, individual, único, sempre terá valor, pois não pode ser copiado, multiplicado, fabricado, reproduzido em escala, logo traz a quem o vê a sensação de inovador, mesmo que eventualmente não tenha interesse.

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