segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Início da Transformação



Trago nesta primeira divulgação trabalhos do início de minha expressão artística.

A ausência de estudos torna a composição sem sentido, traz cores intensas de todo lado causando uma confusão mental para tentar entender a pintura, as cores foram jogadas sem cautela e posterior tentativa de dar algumas sombras ou efeito de profundidade.
A composição é fantasiosa e pouco coerente, trazendo muito dos principios infantis, tais como, água azul e vegetação com vários tons de verde, para tentar criar uma composição perdida em detalhes excessivos, como pode ser visto a seguir: 


Percebida a fatalidade da cor, parti para esboços e figuras mais abstratas, criando a primeira coleção chamada de Natureza Geométrica.

Ao lado estão esboços da primeira coleção, são riscos sobre papel branco em pequeno formato (5x5cm) apenas para exercitar a composição.




 Após vários rascunhos resolvi melhorar a idéia inicial, ainda em tamanhos pequenos (23x20cm), foram elaborados com tinta acrílica sobre papel comum os estudos com cores, que podem ser vistos abaixo:



A dificuldade na execução dos modelos em cores deve-se mais ao material, papel comum, que se dissolve com as tintas acrílicas de base aquosa, exigindo cuidados para não pintar em áreas próximas, para evitar danos ao estudo.




Incrivelmente após a deformação do papel, a secagem das fibras voltaram a uma posição próxima a plana, permitindo a continuidade do estudo. Somente há uma camada de tinta em cada área, após totalmente seco o papel foi prensado dentro de plástico e colocado dentro de um catálogo que com o peso aplanava.


Durante aproximado 3 anos foram executados inúmeros estudos de tamanho não superior A4, pois podiam ser facilmente guardados em catálogo e tinham execução de algumas horas até vários dias.

 As composições sempre vinham de croquis de observações oriundas de toda parte, feitas em qualquer papel com qualquer coisa que risque, sempre que despertada a atenção, os croquis podiam compor-se de outros croquis sendo acrescidos e eliminados itens conforme meus critérios pessoais, a seguir uma sequência:



Rabiscos amontoados em um papel são detalhes importantes na composição do grafite à direita, a montagem poder vir de vários folhas com rabiscos, conforme a necessidade de mais elementos, as datas dos elementos também alternam-se sem preocupações históricas apenas estéticas.


Após anos, os desenhos podem ser aproveitados em outros estudos ou ainda em obras finais, ou terminais daquela época, pois novas versões podem recompor os meios e formas utilizados, sendo está a construção e re-construção das imagens que transitam no imaginário do artista.

Após alguns anos os estudos criaram a coleção Natureza Geométrica, pela primeira vez utilizando uma técnica mais tradicional óleo sob tela, conforme pode-se ver a seguir:


 

Natureza Geométrica I - Causou uma boa sensação ao artista, elaborada para iluminar um quarto escuro e pequeno, traz poucos detalhes, há preferência por amplos espaços e com intensas cores, o lado imaginário fica por conta dos algarismos em criptografia negra e misteriosa, durante muito tempo esta tela trouxe muita paz de espírito e equilíbrio a minha pessoa, atormentado com uma universidade muito distante da família e frente ao total desconhecido: cidade, ambiente, pessoas, regras e metas difíceis de se cumprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário