sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Abstrato


O abstrato sempre é mais complexo que o natural, pois traz um mundo novo, desconhecido. Não há referências, apenas o indivíduo e sua forma particular de abster-se, assim sendo, as formas mostram-se mais como comprendemos o mundo, e como o vemos, retirando de foco os contrastes e gerando as texturas, sombras e luzes do interior de seu executor.
A única referência ao natural é a sincronia, que mesmo com formas amorfas ainda vemos algo, onde parece não existir nada, imaginamos nas cores, elementos que não podemos medir, com as imagens já pré-existentes.

Antes de tudo havia o espaço, o ar, o vazio? que sabemos estar repleto de elementos, mas o representamos com AZUL.

A força e destruição, rubra, incandescente, mostrando sua capacidade de transformação.
Fustigando a madeira, o intenso do vermelho termina como cinza ou preto. Mas os elementos fundem-se, pois não há fogo sem o azul ou branco do ar.

A cor da tranquilidade, que traz a paz para nossos olhos e a profundidade da simplicidade.
 Tudo torna-se mais vibrante e cresce banhado pela luz, que traz a cada dia uma nova cor. No princípio do alvorescer traz leves tons abrindo nosso mundo retangular. 
Irá no transcorrer tornar as cores mais vivas e mesmo sua presença passa ser mais forte.
 
 
Para descansar o ciclo da vida traz também a escuridão.  
Mas como tudo transformamos, a esta também damos faixas brilhantes de nossa luz produzida.


Com a luz as cores e formas misturam-se em planos, gerando formatos construídos e elementos de sombra, conforme o horário e estação. A reconstrução das geometrias mostra a velocidade e alternância em que vivemos.
  
Abstratos são os elementos mais importantes da vida, ar, luz, calor, sentimentos e um sem fim de coisas que ainda desconhecemos. 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Arte Orgânica Contemporânea 2

 
Continuando  da série anterior, trago novos elementos de arte orgânica contemporânea.
Nada mais inovador que encontrar na natureza a obra de arte pronta, finalizada e adaptada ao ambiente. Quando avistei primeira vez a obra abaixo, não pude parar de admirar a simplicidade desta complexa obra, uma pedra partida ao meio, amolada pelas águas e intensamente colorida de fungos esbranquiçados. Em meio a sua divisão outras pedras param abraçadas pelo abrigo seguro da fenda.
Outra revelação traz a imagem do horizonte, circundado por rochas degastadas com as marés.
Com a indulgência do tempo as obras tornam-se mais simples e também mais belas, pois incorporam uma existência, um significado, algo em particular que a complexidade não pode explicar, mas a presença da obra diz por si própria.
Os elementos naturais trazem texturas e formas nos mais inusitados locais, temos abaixo uma composição de animais:
As formas curvas mais belas estão nas mulheres e não nas esbeltas modelos e sim nas voluptuosas, que além de belas, trazem uma simpatia singular.
No tempo mudam as formas, o mais belo, torna-se comum, o absurdo passa ser um objetivo, mas algumas mentes ainda conseguem pensar por si próprias, e ter a autenticidade do olhar único, simples e belo em tudo que está a sua volta.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Arte Orgânica Contemporânea

Trazer elementos naturais a trabalhos artísticos, sempre causa incertezas, devido sua deterioração, por este motivo, os elementos naturais foram captados com câmera digital, e posteriormente traduzidos em arte orgânica contemporânea.
Com incrível contraste a natureza gera composições inusitadas de infinita beleza, também com uma força dinâmica de alteração, pois se não for captada no exato momento de seu esplendor, pode deixar para sempre sua ausência, mas com eterna renovação, deste modo, podemos dizer que:

NA NATUREZA NUNCA PERDEMOS O MOMENTO DE CONTEMPLAR A BELEZA, APENAS CHEGAMOS TARDE PARA O ESPETÁCULO PASSADO, E ÀS VEZES, CEDO DEMAIS PELO PORVIR.

Na esperança de estar no momento perfeito para vislumbrar seu apogeu, mostro a seguir alguns trabalhos que unem minha mente imaginativa com a genialidade da natureza.

Recortes de imagens podem falar mais que o todo.
A geometria oposta a forma orgânica causa também complexidade.
E por fim a simplicidade das folhas na troca das estações.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ilustrações

Ilustrações são formas de criar imagens de algo vago, abstrato, mas mesmo assim com forte presença como nossos sentimentos. Dão forma e cor a dois males de nosso tempo, os "Vírus" e as "Doenças". Ambas pinturas feitas em acrílico sob papel e datam de mais de 15 anos atrás.




Outros dois estados de espírito marcantes são a "Inocência" e a "Alegria", gerados na mesma série dos trabalhos anteriores, mas com formas oriundas da espontaneidade que surgem estas situações.
 

Como definir forma e cor para um conjunto de seres tão singulares como as "Mulheres", lembrei de uma frase, quando não puder definir algo complexo, simplifique em pequenas partes, de modo a representar o todo.

Pode-se conseguir uma expressão totalmente distinta mudando a técnica e os elementos de pintura, para experimentar novos meios ingressei no pastel oleoso.
Definir formas e texturas com pastel oleoso é um desafio, pois ao contrário das tintas desliza sobre o papel e tem uma composição diferente. A mesclagem das cores não dá-se de forma tão fácil como nas tintas, exige um cuidadoso planejamento de camadas e riscos, com complementações sucessivas, de modo a obter uma cor sólida miscível. Utilizo técnicas mistas, empregando também tinta óleo metálica prata, grafite e espátula. Os trabalhos tem textura aveludada da cera e filetada da espátula.
No detalhe, extraí do conjunto o elemento título, para que o observador possa ter focos diferentes da mesma obra.
A composição completa imersa em elementos de movimento contínuo.
Outro detalhe em meio a intensa circulação dos elementos.
O trabalho completo, emvolta da floresta os elementos circundam o pássaro.